Vila Cortês da Serra é freguesia do concelho e comarca de Gouveia, distrito e diocese da Guarda. Os dados oficiais, indicam que em 1981 existiam 360 habitantes em 201 fogos, enquanto que em 1970, eram 458 habitantes em 149 fogos.

Está situada num profundo vale do sopé da Serra da Estrela, na margem direita de uma pequena ribeira afluente da margem esquerda do Mondego, a 11 km a nordeste da sede do concelho.

Fez parte do concelho de Linhares até à extinção deste a 24 de Outubro de 1855. A antiga freguesia era priorado da apresentação dos senhores de Melo.

Como chegar a Vila Cortês da Serra?

A aldeia de Vila Cortês da Serra dista de aproximadamente 300 km da capital, Lisboa, 170 km do Porto e 46 km da cidade Guarda. Esta aldeia é atravessada pela estrada N17 que vai de Coimbra a Celorico da Beira, onde faz ligação com a auto-estrada A25 (antiga IP5).

A auto-estrada A25 (antiga IP5) é o caminho mais próximo para o Porto ou para fora do país. Para Lisboa, existem várias alternativas: a autoestrada A1 e depois a IP3 a partir de Coimbra, pela autoestrada A23 (sem portangens) e depois a A25 ou ainda pela tão "velhinha" estrada N1. Esta última com diversos locais atractivos para visitar.

Já em Vila Cortês da Serra, é fácil chegar a Gouveia, a Seia ou ao cimo da Serra da Estrela, mais propriamente à Torre. Mais informações sobre a Serra da Estrela e os rescursos naturais desta região.:

Para quem goste de viajar ou conhecer todos os locais do mundo, a Google disponibiliza um serviço gratuito que permite localizar geograficamente as mais variadas terras de todo o mundo, estradas, pontos de interesse e imagens de satélite actualizadas. Venha descobrir esta aldeia Google Maps!

Localização
História
Eventos
Fotografias
Novidades
Mensagens
e-mail